terça-feira, 16 de setembro de 2008

Serviço mensagerio com Openfire

Olá pessoal!

Recentemente, precisei implantar aqui na empresa um serviço mensageiro, para que os funcionários pudessem se comunicar e trocar arquivos com mais facilidade, pois durante um bom tempo vínhamos utilizando o ICQ Corp, mas devido as suas limitações tivemos que partir para uma solução que oferecesse mais recursos.
Começei a busca por um comunicador que fosse bom, atendesse as necessidades, mas que ao mesmo tempo eu não precisasse pagar por ele. Como essa área de redes/servidores não é minha praia, nada melhor do que se conversar com entende né, e foi ai que veio a idéia de consultar meu grande amigo Tiago Bega(Administrador de redes/servidores e viciado em linux...), que foi quem me deu a dica de usar o Openfire.
Para quem não conheçe, o Openfire é um servidor de mensagens similar ao MSN, Google Talk etc. Existem versões para Linux, Windows e Mac, e super fácil de ser configurado, pois dispõe de uma interface gráfica muito amigável, a qual pode ser acessada via browser. Para maiores informações consulte o site.
Aqui na empresa, o Openfire foi instalado em um servidor Debian, e está sendo acessado por estações Windows XP, utilizando-se o Spark 2.5.8, que é um perfeito cliente de mensagens, e também multi-plataforma. Acesse aqui
O Openfire dispõe de uma variedade de plugins, que voçê pode instalar para dar mais funcionalidades ao servidor. Um dos mais interessantes é o Monitoring Service, que permite
monitorar todas as mensagens enviadas entre os usuários e também disponibliza estatísticas do servidor, como última mensagem enviada, último diálogo entre outras informações.
Para quem ainda não conheçe, e precisa de um serviço mensageiro de qualidade na sua intranet, fica ai a dica.
Obs: Não vou entrar em detalhes de como se faz instalação devido a quantidade satisfatótia de posts que se encontra na net, pois varia de acordo com cada sistema operacional.
Para quem utiliza distribuição linux Debian, pode seguir este tutorial, que foi que utilizei. Acesse aqui.
Antes de encerrar o post, quero deixar aqui meu agradecimento ao meu amigo Tiago, que sempre está me ajudando e dando dicas. Valeu Tiago!!!
Se alguém resolver se aventurar, e precisar de uma ajuda, conte comigo!
Até a próxima!

Um comentário:

Douglas C. R. Paes disse...

aí "Macelo"... finalmente voltou a escrever...

falou garoto